Terapias e Avaliações

Avaliação Fonoaudiológica

A avaliação fonoaudiológica consiste em uma entrevista inicial, onde se busca os motivos da consulta, levantam-se dados do desenvolvimento, da saúde geral e outras informações relevantes para o caso. Seguida do exame fonoaudiológico e juntamente com outros exames complementares, é avaliada a queixa do paciente e diagnosticada a natureza de seu problema, suas causas e consequências. E por fim é feita a devolutiva para o paciente e/ou com seu responsável quando é passado o resultado da avaliação, os eventuais procedimentos terapêuticos e orientações específicas para cada caso.

Avaliações na área de fonoaudiologia:

*Avaliação Vocal
*Avaliação de leitura e escrita
*Avaliação do labirínto (Vecto)
*Avaliação do processamento auditivo ( PAC )
*Avaliação audiométrica adulto e infantil
*Avaliação de prótese auditiva

Terapia Fonoaudiologia

A terapia fonoaudiológica é realizada após a avaliação. É definido o planejamento terapêutico, onde as alterações, patologias e dificuldades do paciente serão trabalhadas. A frequência e o tempo de terapia dependem de vários fatores, entre eles a idade, tipo de alteração e disponibilidade do paciente. O número de sessões semanais também pode variar de uma, duas ou mais vezes por semana.

* Terapia de leitura e escrita
* Terapia de processamento auditivo ( PAC )
* Terapia de Voz
* Reabilitação labiríntica
* Treinamento auditivo

Reabilitação Vestibular

É o conjunto de exercícios que promovem a recuperação funcional do equilíbrio corporal. Estes protocolos são elaborados de forma personalizada e individual para melhorar a percepção do sistema de equilíbrio e diminuir os sintomas de tontura e ou vertigem melhorando assim a capacidade de vida. Em média são prescritas 15 sessões onde o paciente tem participação ativa.
A terapia vestibular deverá ser iniciada o mais precocemente possível visando restabelecer os mecanismos de compensação vestibular central .

Existem alguns casos onde são realizados manobras para reposicionamento de otócitos, nestes casos o paciente não tem participação e após a realização desta, o paciente deverá seguir algumas orientações e evitar alguns movimentos por 48 hrs.

Para mais informações ligue para 41 3322-2060 ou clique no botão abaixo para solicitar um agendamento.

× Podemos ajudar?